Quiropraxia: um guia para os pais

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

O que é Quiropraxia?

Quiropraxia é uma arte natural de cura que se concentra em manter as pessoas saudáveis. Apesar de ser uma ciência relativamente nova, suas práticas passaram pelo teste do tempo: manipulações vertebrais foram descritas como uma técnica curativa até por Hipócrates, o Pai da Medicina, no Século IV a.C.

Quando você deve levar sua criança a um quiropraxista?

Os quiropraxistas se empenham em maximizar as forças naturais do corpo e sua capacidade para se curar sem o uso de drogas ou cirurgias. O enfoque primário de quiropraxia é a descoberta e a correção de desalinhamentos vertebrais e as disfunções do sistema nervoso.

Vértebras desalinhadas (conhecidas como subluxações) podem irritar os nervos e romper a habilidade do corpo de enviar “mensagens” através da medula espinhal para diferentes partes do corpo. Todas as partes do corpo humano necessitam que as informações que trafegam pelo nervo funcionem corretamente. Se este problema não for corrigido, um mau funcionamento vertebral pode interromper este sistema interno de comunicação e provocar dor, disfunção nos músculos ou de outros órgãos, além de uma série de outros desequilíbrios.

O quiropraxista, através de um procedimento chamado ajuste articular, ajuda a restabelecer a vértebra desalinhada para uma posição mais adequada, permitindo que os nervos possam assim se comunicar adequadamente com o resto do corpo, permitindo que o próprio corpo possa se curar – segura e naturalmente.

Quando eu devo levar meu filho a um quiropraxista?

· QUANDO você quiser que seu filho tenha acesso a todos os benefícios de um tratamento natural e sem medicamentos desnecessários. A primeira visita de seu filho ao quiropraxista pode ser uma experiência bastante agradável, sem injeções dolorosas ou procedimentos agressivos e invasivos. Seu filho deveria ser examinado durante o tão importante primeiro ano de vida, seja devido a um trauma vertebral que pode ocorrer durante o nascimento, seja pelos frequentes tombos que acontecem quando ele está ensaiando seus primeiros passos. Levantar a criança ou carregá-la inadequadamente também pode contribuir para provocar tensões vertebrais. A coluna vertebral de uma criança cresce cerca de 50% de seu comprimento durante o primeiro ano, e é este período de grande crescimento e mudanças tão evidentes no desenvolvimento deste pequeno organismo, que torna o exame quiroprático tão importante nas fases iniciais da vida de seu filho.

· QUANDO você quer dar para seu filho a vantagem de possuir uma boa saúde. Os quiropraxistas acreditam que é muito mais importante prevenir as doenças do que esperar que uma enfermidade se desenvolva. Além dos ajustes regulares, você receberá orientações sobre alimentação, exercício e hábitos de postura, auxiliando assim no desenvolvimento de uma criança cujo corpo é estrutural e funcionalmente bom. Seu filho também poderá aprender, desde cedo, bons hábitos de saúde, o que pode ser benéfico a ele quando adulto.

· QUANDO seu filho leva uma queda. Crianças levam numerosos tombos enquanto estão aprendendo a caminhar, andar de bicicleta, ou até mesmo enquanto estão saltando ou correndo de um lado para outro. Mas, mesmo depois de suas lágrimas secarem, danos subjacentes podem não ser facilmente detectáveis – como ocorre com uma vértebra desalinhada durante o período mais importante da formação da coluna vertebral. Exames vertebrais regulares podem prover correção efetiva para seu filho e paz de espírito para você.

· QUANDO seu filho pratica esportes regularmente. Um empurrão nas costas num jogo de futebol ou basquete pode machucar uma coluna jovem, tirando uma vértebra de seu alinhamento. Um quiropraxista pode fazer mais do que corrigir este problema; ele também pode ajudar a melhorar o desempenho desse atleta-mirim, ajudando o corpo a funcionar em nível ótimo, naturalmente, sem estresses e sem medicamentos.

A quiropraxia é segura para meu filho?

A quiropraxia é uma das formas mais seguras de cuidado de saúde. Como a coluna vertebral de uma criança é muito mais flexível do que a de um adulto, os ajustes são, substancialmente, diferentes durante os primeiros anos de vida. Neste caso, o quiropraxista aplica somente uma leve pressão para fazer os ajustes vertebrais. Sob circunstâncias normais, esses ajustes são indolores e não machucarão seu filho. Os quiropraxistas não usam medicamentos, nem executam nenhum procedimento invasivo. Estas são algumas das razões que fazem com que mais de 50 milhões de pessoas no mundo todo escolham a quiropraxia para cuidar de suas crianças.

Qual a efetividade da quiropraxia em crianças?

A quiropraxia tem provido cuidado efetivo e seguro em crianças há mais de 100 anos. Há algumas publicações de estudos na Alemanha, Austrália, Dinamarca e Estados Unidos que confirmam a efetividade de quiropraxia para uma variedade de enfermidades da infância. Estas evidências científicas estão crescendo a cada dia. Além disso, as crianças geralmente respondem com mais efetividade ao ajuste do que os adultos.

E se meu filho tem um problema de saúde que não responde ao cuidado quiroprático?

A obrigação primária do quiropraxista é o bem-estar da criança. Quando alcançamos os limites de nossa habilidade e autoridade, é nosso dever indicar quais os campos de tratamento possíveis de maneira ética, encaminhando aos profissionais que possuem as condições necessárias para prover a maior efetividade no tratamento do paciente.

Há tantos especialistas e tantas técnicas diferentes de cuidado de saúde: quem é realmente responsável pela saúde de minhas crianças?

Você! Como pai ou mãe, você é responsável pela saúde de seus filhos, e tem que usar seu melhor julgamento sobre o que é apropriado para eles. Felizmente, há vários profissionais que podem lhe ajudar a tomar suas decisões, e isso inclui seu quiropraxista, pediatra e dentista. Estes profissionais podem compor o time que vai cuidar da saúde de seu filho.

Deixe uma resposta