Programa Ecologia Celular

Carlos Braghini Jr. e sua Ecologia Celular

Quem já teve a oportunidade de conhecer suas ideias descobre muitas razões para acompanhar o Dr. Carlos Braghini Jr. Seu livro Ecologia Celular está na mesa de cabeceira de muitos brasileiros.

O subtítulo: O Papel da Alimentação e do Meio Ambiente no Envelhecimento e na Longevidade mostra que a sua proposta não é pouco ambiciosa. Afinal, quem não busca uma Vida mais longa e saudável?

Mas, em vez de dietas mirabolantes ou perigosamente restritivas, Braghini destrói uma coleção de mitos sobre o que é bom para a saúde. De maneira relativamente simples, apresenta conhecimentos médicos não tão facilmente disponíveis para o público leigo, preferindo dar ao seu ouvinte o poder de decidir sobre que caminhos ele escolhe para sua vida. Aprendemos que diabete, hipertensão arterial, problemas cardíacos, câncer etc., não são definidos por nossos genes, mas pelas escolhas que fazemos ao longo de toda a nossa vida.

Num mundo onde há tanta desinformação, suas palavras se parecem com um oásis que salvavidas no mundo árido no qual vivemos. Não dá para deixar de imaginar o impacto para a saúde de toda uma nação se tais princípios fossem seguidos por seus membros.

O Dr. Carlos Braghini é um clínico geral que escolheu o caminho da alimentação e dos hábitos saudáveis de vida no tratamento de seus pacientes, e é o resultado de suas pesquisas e de sua experiência clínica que ele nos apresenta. Além disso, ele nos oferece sua experiência pessoal, não um manual que diz faça isto, mas eu fiz isto; experimente fazer.

Suas sugestões podem mudar uma vida: pare de comer derivados de soja que não sejam fermentados, esqueça os óleos vegetais que compramos nos supermercados, abandone os adoçantes artificiais, cuidado com os produtos contendo glutamato monossódico… E não é só isso: seu médico lhe prescreveu estatinas para controlar o colesterol? Você trocou a manteiga pela margarina, pois acreditou na propaganda que diz que é melhor para o coração? Só compra produtos diet ou light? Segundo Braghini você está em maus lençóis!

A sua proposta é que você mude radicalmente seus hábitos alimentares, seu estilo de vida e, inclusive, sua maneira de pensar. Por isso, a parte final pode ser desafiadora, pois é neste momento que você será convidado a estabelecer um planejamento nutricional. Prepare-se, pois na própria introdução há a advertência: Se não está disposto a colocar a vida – a sua – em primeiro plano, talvez este livro seja muito duro. Se já pensou em dar esse passo numa direção mais saudável, talvez ele possa ajudá-lo, mas se está comprometido e QUER isso verdadeiramente, então é isto é uma benção.

Nunca é demais lembrar que suas ideias não são fruto de um pesquisador preso em um laboratório, mas de um médico mesclando suas pesquisas e sua experiência clínica. E para aqueles que querem seguir apenas as teses comprovadas cientificamente, Braghini faz um alerta. Somente em 1964, a ciência se deu conta da associação entre cigarros e câncer de pulmão – antes disso, eram comuns anúncios em televisão com médicos fumando e indicando determinada marca. Para os fumantes, aguardar a confirmação oficial não foi uma atitude

Por mais que certas teorias não sejam ainda comprovadas é difícil duvidar da afirmação de que uma dieta adequada e um estilo de vida mais saudável não estejam ligados a uma vida com mais qualidade e menos doenças.